Dia 30.07
09h30 às 12h30 / 14h às 17h
OFICINA:
RETRATOS LAMBE-LAMBE
“Fotógrafos de jardim: Contando a história da fotografia Lambe-lambe”
Por: Cássia Xavier e Gustavo Falqueiro
Local: Espaço Fábrica São Luiz
Resumo da atividade:
Demonstração de retratos produzidos com uma autêntica câmera Lambe-lambe, atendendo a curiosidade do público em questões sobre a câmera, a técnica e a história dos Fotógrafos de Jardim.
>> Produção de retrato com revelação na hora e entrega da fotografia. Participantes máximo: 15 a 18 retratos, sem inscrição prévia – por ordem de chegada.
Bio:
Imagem: Mitsuo Yamamoto
Cássia Xavier – Mestra pela ECA (USP). Bacharel em Fotografia com habilitação em Arte e Cultura (Senac/SP). Desenvolve trabalhos em três áreas da fotografia; projetos autorais nas artes visuais com fotografia, texto e audiovisual. Atua como conservadora de fotografia e pesquisadora de processos históricos do século XIX e XX. Realiza pesquisa da história da fotografia Lambe-lambe, onde criou e fundou o FotoClube Internacional Lambe-lambe.
Gustavo Falqueiro – Mestre pelo IEB (USP). Bacharel e licenciado em Filosofia (USP) e bacharel em Fotografia (Senac/SP). Atua como educador em projetos culturais e educacionais relacionado a fotografia e/ou filosofia tendo atuado em instituições como Tomie Ohtake, MIS/SP, Anima e Cidade Invertida.
9h30 às 12h30 / 14h às 17h
OFICINA:
RETRATO COM FILME (35mm) – Revelação fotográfica preto e branco por Inversão e Monóculos
Por: Antonio Neto
Local: Espaço Fábrica São Luiz
Resumo da atividade:
Atividade prática de retratos, onde cada participante posará para o fotógrafo Antonio Neto que fará retratos em filme fotográfico de cinema, revelará os negativos (positivos) e produzirá junto com os participantes monóculos fotográficos. Prática (análoga) popular entre os anos de 1970 e 1990, essas fotografias em dispositivos de visualização eram comumente produzidas pelos fotógrafos de rua ou itinerantes.
*A atividade contemplará um retrato por pessoa + 1 monóculo fotográfico por pessoa que poderá levar para casa. Sem inscrição prévia – ordem de chegada. Número máximo de retratados: 200 pessoas
Observação: Os retratos serão feitos ao longo do dia. Horário das revelações e produções de monóculos – a partir das 16h.
Bio:
Doutor em biologia pela Universidade Federal do Paraná, Professor de fotografia no Curso Fundamental de fotografia em Londrina. Membro da diretoria do Foto Clube de Londrina, onde faz parte do corpo de instrutores da escola avançada em fotografia. Atua como fotógrafo profissional na área social, artes e publicitária. Promove projetos sociais envolvendo fotografia tanto na área de ensino como artística. Ganhador do título de artista FCL pela sua atuação em concursos fotográficos além de várias aceitações de trabalhos em bienais e salões de ate fotográfica nacionais e internacionais. Idealizador do portal de vídeos Câmera Velha com perfil no instagram (+ de 17 mil seguidores), youtube (+ de 35 mil inscritos no canal) e facebook, com conteúdo voltado ao ensino a prática da fotografia química / analógica.
9h30 às 12h30 / 14h às 17h
OFICINA:
RETRATO ARTESANAL EM GRANDE FORMATO: Em chapas de Raio-x – com Revelação fotográfica preto e branco (positivação da chapa por processo químico)
Por: João Saidler
Local: Espaço Fábrica São Luiz
Resumo da atividade:
Fotografia artesanal e de baixo custo em comparação aos métodos tradicionais. O fotógrafo João Saidler, trará durante a prática discussão sobre a fabricação do próprio equipamento, da câmera e tripé aos tanques de revelação com materiais reaproveitados ou não próprios à fotografia, o desenvolvimento e utilização de químicos a partir ingredientes do dia a dia e a democratização da fotografia de grande formato na redução dos custos de produção.
** A atividade contemplará um retrato por pessoa (poderá levar para casa – chapa de raio x – positivada em processo químico). Sem inscrição prévia – ordem de chegada. Número máximo de retratados: 15 pessoas
Bio:
Fotógrafo retratista e com longa atuação na fotografia institucional. Formação pelo New York Institute of Photography (curso exclusivamente à distância desde 1975), SENAC-RJ, Sociedade Fluminense de Fotografia. Por mais de 10 anos fotografou para diversos centros culturais e espetáculos no Rio de Janeiro: Museu do Amanhã, Centro Cultural Banco do Brasil (RJ/SP), Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Centro Cultural Light, Bienal do Livro, Biblioteca Parque Estadual, Theatro NET Rio e Memorial Getúlio Vargas. Participou da exposição conjunta “110 anos da Avenida Rio Branco” na Galeria sede do IPHAN-RJ, responsável pelas fotos dos prédios tombados presentes na Avenida, de novembro de 2015 a novembro de 2016. Sua primeira exposição solo aconteceu em julho de 2016, “Na poeira do tempo”, retratos e história da Capoeira, realizada no Centro Cultural Light, Rio de Janeiro. Desde 2018, dedica-se a pesquisa da fotografia analógica, da construção do seu equipamento de grande formato através de projetos próprios, passando pela produção de emulsões fotográficas e testes com receitas de reveladores para positivos diretos. Um projeto com foco no reaproveitamento de materiais, fórmulas alternativas de baixa toxicidade e ambientalmente amigáveis e na democratização da fotografia ao reduzir consideravelmente os custos dos processos na produção de imagens de grandes formatos, um dos processos historicamente mais caros na fotografia. No último ano, foi premiado em editais pelo Estado do Rio de Janeiro e em Petrópolis com conceito superior a 97, no oferecimento de oficinas e produção de conteúdo relacionado à sua pesquisa em fotografia química e sua realização tanto no estúdio, locações, praças e parques públicos.
9h30 às 12h30 / 14h às 17h
OFICINA:
RETRATO FEMININO: Nosso Poder
Por: Carolina Pedrosa
Local: Espaço Fábrica São Luiz
Resumo da atividade:
No Interfoto ITU, Carolina Pedrosa realizará mais uma etapa do projeto Nosso Poder, fotografando mulheres em busca da expressão do “empoderamento feminino” em cada face. Um estúdio de retrato é montado no Interfoto e as mulheres que visitarem o festival podem participar de uma sessão fotográfica. Durante esta sessão, há uma conversa sobre momentos de poder. Os retratos resultantes dessa sessão farão parte da coleção Nosso Poder, além de serem entregues impressos, para as mulheres que participarem da atividade.
Bio:
Carolina Pedrosa é mãe, fotógrafa, professora universitária e doutoranda pela USP.
10h
OFICINA:
INTERVENÇÃO TÊXTIL (bordado) SOBRE FOTOGRAFIA IMPRESSA
Palestrante: Pola Fernandez
Local: Espaço Fábrica São Luiz
Resumo da atividade:
Nesta oficina, Pola Fernandez apresenta como realizar intervenções artísticas de bordado em fotografias impressas em tecido. As aplicabilidades e possibilidades artísticas são infinitas, podendo ser realizado sobre retratos, paisagens, dentre outras. Não é necessário ter experiência com bordado. Material da oficina incluso. Vagas: 8 pessoas para cada grupo (sem inscrição prévia – por ordem de chegada)
Bio:
Chilena, atualmente mora e trabalha em Itu, SP. Tecnóloga em Fotografia e especialista em artes visuais intermeios e educação pela Unicamp. Dentro do formato de fazer imagens utilizando a fotografia, surge outra forma informal”; a intervenção nesta forma informal”; a intervenção nestas imagens que é: bordar, alinhavar e amarrar como forma e maneira de reconstruir o que foi fragmentado.
11h
RODA DE CONVERSA BULB F/22
Com: Fotoclube Coletivo BULB F/22
Local: Espaço expositivo da exposição “Retrato – A Figura Humana” (Espaço Fábrica São Luiz)
Resumo da atividade:
Bate papo sobre processo criativo da exposição “Retrato – A Figura Humana” em exposição no Interfoto. A atividade contará com a presença e fala dos artistas e fotógrafos (Coletivo Bulb F22) participantes da exposição.
Bio:
O Bulb f/22 é um grupo de fotografia independente, formado em 2015 na cidade de São Paulo, e que compartilha de um ambiente de discussão e produção de fotografia não comercial. Formado por grupo de aficionados pelo fazer fotográfico, a força motriz dessa união foi o resgatar o espírito fotoclubista, um movimento tão importante para a difusão e evolução da fotografia brasileira. O grupo já realizou exposições em galerias de São Paulo como a Monogaleria e Casa Sinlogo, e participa do Festival Interfoto Itu com exposição e roda de conversa desde a edição de 2017. E foi nesse mesmo ano que o Bulb publicou a primeira edição da Revista 22, publicação que foi selecionada duas vezes para a feira de fotolivros do Festival Zum no IMS Paulista nos anos de 2017 e 2018. E em fevereiro de 2022 lançou sua mais recente publicação, a VINTEVINTEDOIS, que apresenta a produção fotográfica dos integrantes do grupo realizada durante 2021.
11h às 12h
PALESTRA:
DIREITO AUTORAL E USO INDEVIDO DE SUA FOTOGRAFIA: saiba como recuperar o prejuízo.
Palestrante: Marcelo Pretto
Local: Espaço Fábrica São Luiz (Auditório)
Resumo da atividade:
Visão geral sobre o Direito na Fotografia. Qual lente usar para não ser processado por invasão de privacidade? Autor da foto é quem aperta o botão ou quem a concebe? Quais são os direitos de um fotógrafo freelancer? Podemos usar as fotos dos clientes em nosso portfólio? O que fazer quando os seus direitos são violados? Essas e outras questões são esclarecidas pelo palestrante Marcelo Pretto de forma clara e objetiva.
Bio:
Advogado e Professor de Fotografia e Direitos Autorais em escolas de fotografia e Universidade, Mestrando pela Universidade Iberoamericana, Pós-graduado em Fotografia Contemporânea pelo Centro Universitário Senac / SP, Autor do livro “Direito Autoral para Fotógrafos” pela IPhoto Editora, Autor do livro “Coraticum” pela Book Express, fotógrafo de moda, retrato, publicidade musical e trabalhos autorais (www.letsgopretto.com). Organizador do workshop “fotograficaMENTE”, Workshop de Processo Criativo para Fotógrafos. Especialista em Direitos Autorais e consultor jurídico a colegas fotógrafos, desenvolveu o curso presencial: “Direitos Autorais, Direito de Imagem e Direito de Fotografar”. Possui diversos artigos jurídicos publicados em revistas de Fotografia sobre o tema. Colunista do site www.iphotochannel.com e Colaborador em diversos livros sobre Direito Autoral e Direito de Imagem.
12h10 às 13h10
PALESTRA:
Sobre o livro: VAQUEIRO DAS ÁGUAS (Editora Origem, 2022)
Palestrante: Valdemir Cunha (autor)
Local: Espaço Fábrica São Luiz (Auditório)
*A partir das 13h15, no Espaço Fábrica São Luiz, no stand da Editora Origem – Sessão de autógrafos do livro: Vaqueiro das Águas.
Resumo da atividade:
Em “Vaqueiros das Águas” o fotógrafo Valdemir Cunha retorna ao ponto de partida de sua trajetória de fotógrafo documentarista, o Pantanal. Nesse seu segundo livro sobre a maior planície alagada do mundo, ele foca no homem pantaneiro, sua cultura e seu meio. Esse trabalho marca os 30 anos de trabalho do autor no Pantanal e marca seu retorno ao mercado editorial de livros. Seu último trabalho foi “Natureza Morta: o labirinto do Minotauro”, lançado em 2017. Nos últimos cinco anos, Cunha se dedicou exclusivamente como publisher da Editora Origem. “Vaqueiro das Águas” é o primeiro trabalho em que atua na direção de arte e na edição de imagem de seu próprio material.
Bio:
Valdemir Cunha atuou no mercado editorial durante 20 anos, com passagem pelas editoras Azul, Abril e Peixes, onde foi editor de fotografia e editor executivo, viajando por mais de 80 países produzindo reportagens para revistas. Como fotógrafo documentarista percorreu todo o território brasileiro, principalmente as áreas mais isoladas do país, para fazer um inventário da geografia humana brasileira. Seu principal livro, Brasil Invisível, tratou da formação do povo brasileiro e se esgotou em menos de um ano. Até 2010 toda a produção do fotógrafo estava voltada a publicação de revistas e alguns trabalhos pessoais. A partir de então cria sua própria editora, a Origem, para publicar seus livros. Hoje já são 20 títulos, sendo que 7 já estão esgotados. A partir de 2016 passou a produzir fotolivros com tiragem limitada voltando-se ao mercado de arte, ressignificando seu trabalho de documentarista para lançar um olhar mais conceitual sobre sua temática de trabalho.
13h15 às 14h30
PALESTRA:
O RETRATO PICTORIALISTA: passado e presente
Com: Yago Moreira
Local: Espaço Fábrica São Luiz (Auditório)
Resumo da atividade:
Nasce ainda no século XIX a vanguarda que obteve êxito em alçar a fotografia na categoria de arte: o pictorialismo. Essa palestra tem como objetivo discutir as críticas feitas ao movimento pictorialista, motivadas, principalmente, pelo resultado da descaracterização da própria fotografia para que essa fosse reconhecida como arte, e também apresentar produções fotográficas contemporâneas que visam resgatar a estética pictorialista com a tecnologia e recursos atuais, tendo o retrato como tema central.
Bio:
Yago Moreira, 30 anos, integrante do Fotoclube Bulb f/22 desde 2015, professor na Fullframe Escola de Fotografia desde 2016, formado em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes em 2019, com a produção fotográfica focada em retratos e processos fotográficos históricos como a cianotipia e goma bicromatada.
14h às 15h
RODA DE CONVERSA:
LOVELY HOUSE
Por: Luciana Molisani e José Fujocka
Resumo da atividade:
Bate papo com apontamentos sobre quais elementos podem contribuir para a publicação de um fotolivro e qual o papel dos prêmios e residências artísticas na construção destes parâmetros. Reflexão sobre o cenário brasileiro de produção e circulação de livros de fotografia e sobre a importância dos espaços de divulgação e festivais que fomentam o segmento da publicação de arte.
Local: Espaço Fábrica São Luiz
Bio:
Luciana Molisani e José Fujocka são cofundadores, curadores e editores da Lovely House, editora e casa de livros, baseada em São Paulo, Brasil. Atuantes no mercado de fotografia e design há mais de vinte anos, a dupla se dedica desde 2018 na curadoria e divulgação de livros de arte, com grande ênfase à fotografia e livros de artista, englobando publicações nacionais e estrangeiras. São também os idealizadores e organizadores da IMAGINÁRIA Festa do Fotolivro (festivalimaginaria.com.br), o primeiro festival brasileiro totalmente dedicado aos livros de fotografia. Em sua primeira edição, ocorrida em março de 2021, o festival teve a participação de editores, autores, curadores, pesquisadores e críticos de mais de 6 países e apresentou atividades em quatro eixos principais: ciclo de conversas, feira de livros, maratona de edição e o Prêmio Lovely de maquetes de fotolivros, onde dois autores terão suas obras publicadas e outros três ganharam residências artísticas com profissionais do setor livreiro.
14h
VISITA MEDIADA E BATE PAPO
Com: Tina Gomes
Local: Espaço da exposição de Tina Gomes
Bio:
Nome artístico: Tina Gomes. Nome completo: Altina Leite Gomes. Local de nascimento: Guarujá, cidade litorânea do estado de São Paulo. Data de nascimento: 25 de novembro de 1975. Profissão atual: artista-visual e fotógrafa. Formação-artística: Curso Básico de Fotografia na Escola Riguardare, durante 2013, em São Paulo, SP. Filhos: Victoria; Victor; Felipe; Nicole Sophia; Angel; Luz Maria (in memoriam) e Maria Flor. Principais exposições: “Exposição Tina Gomes” no espaço Loja Ao Vivo, local Rua harmonia, 661 em São Paulo, SP no período de 25 de novembro a 21 dezembro de 2014, primeira exposição da artista. “Exposição Sonho de Sophia “, por Tina Gomes no Conjunto Nacional, localizado Avenida Paulista, 2073 em São Paulo, SP no período de 8 a 23 de dezembro de 2014. “Exposição Princesa do Gueto”, por Tina Gomes, no SESC Campo Limpo, na Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 em São Paulo, SP no período de 7 de junho a 3 de agosto de 2016. “Crisálida Fotografias de Tina Gomes”, no Espaço Papaya, na Rua Pedroso, 476 São Paulo, SP no período de 31 de março a 16 de abril de 2017.
15h às 16h15
PALESTRA:
FOTOLIVRO: Da concepção à impressão
Com: Rodrigo Zugaib
Local: Espaço Fábrica São Luiz (Auditório)
Resumo da atividade:
O fotolivro se apresenta como a mais difundida maneira de organização, impressão, publicação e divulgação do trabalho fotográfico na atualidade. Com o avanço tecnológico e maior acessibilidade que em outros tempos, todos os fotógrafos podem produzir seus próprios materiais impressos, substituindo os tradicionais portfólios. Nesse bate papo, o fotógrafo Rodrigo Zugaib, vai apresentar algumas possibilidades, conceitos e técnicas necessárias, explorando todas as fases do processo criativo, desde a ideia até a execução, para a elaboração de um ensaio resultando em um fotolivro.
Bio:
Rodrigo Zugaib é fotógrafo profissional. Diretor da Fullframe Escola de Fotografia. Coordenador do Fotoclube Bulb f/22. Editor da revista 22.
16h30 às 18h
PALESTRA:
ANTROPOLOGIA DO RETRATO – Retratistas e retratados
Com: Marcia Merlo
Local: Espaço Fábrica São Luiz (Auditório)
Resumo da atividade:
O retrato tem sua importância histórica inegável. A palestra visa apresentar discussões sob uma perspectiva antropológica. Discutir o retrato como estudo do retrato social e cultural. Partindo das representações anteriores a fotografia, passando pelo século XIX, chegando ao selfies. Socialmente, o retrato pode ser usado como ferramenta de transformação, construção e exposição do ser – e culturalmente, entender como os retratos de hoje dialogam com os retratos de séculos passados e como servirão ao futuro.
Bio:
Imagem: Renan Nakano
Doutora e mestre em Ciências Sociais – Antropologia; graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Consultora autônoma de pesquisa etnográfica e educacional. Atua como professora convidada no curso de pós-graduação em Design de Mobiliário da UNIGRAN, com a disciplina Design & Brasilidade. Dirige o Museu (Online) da Indumentária e da Moda – MIMo, desde 2011. Idealizadora e organizadora do Seminário Moda Documenta, e, a partir de 2014, lançou o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda. Idealizou e coordenou o Projeto Inquietude (IED-SP). Seus temas centrais em pesquisa e docência são: antropologia cultural, sociomuseologia do cotidiano, design e brasilidade, teoria e crítica da história do design, etnias e relações internacionais, processos criativos e de aprendizagem para jovens.
18h15 às 19h45
PALESTRA:
GERMAN LORCA: centenáro (homenagem)
Com: Rubens Fernandes Junior
Local: Espaço Fábrica São Luiz (Auditório)
Resumo da atividade:
German Lorca – um dos mais importantes fotógrafos do Brasil, recebe do Festival de Fotografia InterFoto itu 2022, uma homenagem conduzida pelo ilustre curador e amigo de German – Rubens Fernandes Junior. A palestra / homenagem, será dedicada em memória de German, seu histórico de produção de fotografias icônicas, suas diferentes formas de produzir desde fotografias autorais até imagens publicitárias, até seus cliques da cidade de São Paulo e sua história no Foto Cine Clube Bandeirantes.
Bio:
Imagem: German Lorca
Pesquisador e curador de fotografia, Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É professor e diretor da área de Comunicação da FAAP. Prémios APCA (curadoria) em 1995 (exposição Mário Cravo Neto, MASP) e 2006 (exposição A(S)SIMETRICAS, Geraldo de Barros, Galeria Brito-Cimino) e Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 2014. Realizou diversas exposições no Brasil e no exterior, entre elas, “German Lorca – Mosaico do Tempo”, no Itaú Cultural (2018); “O que os olhos alcançam”, Cristiano Mascaro, Sesc Pinheiros (2019); “Jean Manzon”, Galeria Almeida e Dale. SP-FOTO 2019. Autor de “Papéis Efêmeros da Fotografia”, editora Tempo D’Imagem (2015); “Fotoformas e Sobras, fotografias de Geraldo de Barros”, editora Cosac Naify (2006); “Labirinto e Identidades – panorama da fotografia no Brasil [1946-98]”, editora Cosac Naify (2003), entre outros.
Dia 31.07
09h30 às 13h
ENCERRAMENTO
Local: Espaço Fábrica São Luiz (Auditório)