9h30 às 12h30 / 14h às 17h
OFICINA:
RETRATO FEMININO: Nosso Poder
Por: Carolina Pedrosa
Local: Espaço Fábrica São Luiz
Resumo da atividade:
No Interfoto ITU, Carolina Pedrosa realizará mais uma etapa do projeto Nosso Poder, fotografando mulheres em busca da expressão do “empoderamento feminino” em cada face. Um estúdio de retrato é montado no Interfoto e as mulheres que visitarem o festival podem participar de uma sessão fotográfica. Durante esta sessão, há uma conversa sobre momentos de poder. Os retratos resultantes dessa sessão farão parte da coleção Nosso Poder, além de serem entregues impressos, para as mulheres que participarem da atividade.
Bio:
Carolina Pedrosa é mãe, fotógrafa, professora universitária e doutoranda pela USP.
13h às 14h30
PALESTRA:
O RETRATO AUTORAL QUE CONDUZ O PROFISSIONAL – “PAISAGENS HUMANAS”
Palestrante: Antonio Neto
Local: Espaço Fábrica São Luiz (Auditório)
Resumo da atividade:
Processo técnico, criativo e humano para produção de retratos que visam imagens de impacto visual – da abordagem do retrato ao click – Antonio Neto compartilhará sua experiência como retratista e falará sobre o projeto / exposição “Paisagens Humanas”.
Bio:
Doutor em biologia pela Universidade Federal do Paraná, Professor de fotografia no Curso Fundamental de fotografia em Londrina. Membro da diretoria do Foto Clube de Londrina, onde faz parte do corpo de instrutores da escola avançada em fotografia. Atua como fotógrafo profissional na área social, artes e publicitária. Promove projetos sociais envolvendo fotografia tanto na área de ensino como artística. Ganhador do título de artista FCL pela sua atuação em concursos fotográficos além de várias aceitações de trabalhos em bienais e salões de ate fotográfica nacionais e internacionais.Idealizador do portal de vídeos Câmera Velha com perfil no instagram (+ de 17 mil seguidores), youtube (+ de 35 mil inscritos no canal) e facebook, com conteúdo voltado ao ensino a prática da fotografia química / analógica.
15h às 16h30
PALESTRA:
ACESSIBILIDADE EM PROJETOS CULTURAIS – “O ATO FOTOGRÁFICO ACESSÍVEL”
Palestrantes: Renan Nakano e Alex Gimenes
Local: Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669 | a 180 metros (3 minutos a pé) do Espaço Fábrica São Luiz)
Resumo da atividade:
Renan e Alex farão uma apersentação sobre suas experiências com produção de exposições fotográficas acessíveis, a escolha do retrato como meio de representatividade e inclusão, recursos de acessibilidade e como pensar projetos que contemplem a acessibilidade cultural. A atividade também contemplará visita mediada no Museu da Energia de Itu na exposição “O Ato Fotográfico Acessível, Subversivo e sua Transversalidade Cultural” que encontra-se em exibição no Museu até 30/07/2022.
Bio:
Renan Nakano – Pós graduado em Comunicação e Mídia e especialista em Marketing & Promotion pela University of Georgia, Comunicação Integrada pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e, Digital Photography – Harvard University. Alex Gimenes – Docente Universitário. Graduado em Comunicação Digital Fotografia, Pós graduado em Comunicação Empresarial e Institucional, e em Comunicação e Mídia.
Renan Nakano e Alex Gimenes são professores, autores, fotógrafos e possuem parceria na empresa Diafragma 8 – Escola de Fotografia e no projeto “O Retratista” – atuando como agentes culturais, produtores de ações nas áreas das artes visuais e fotografia. Desde 2011 se dedicam a pesquisa dos processos fotográficos históricos e desde 2014 divulgam e compartilham através de obras literárias, oficinas e exposições fotográficas. Em 2019, voltaram-se ao estudo e pesquisa sobre acessibilidade cultural, culminando em 2021 no projeto da exposição: “O Ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural”.
17h às 18h30
PALESTRA:
CURADORIA E MERCADO DE ARTE
Palestrante: Marcos Varanda
Local: Espaço Fábrica São Luiz (Auditório)
Resumo da atividade:
Esta palestra tem a finalidade de dar uma visão geral sobre a o processo de curadoria e um panorama atual do mercado de arte da fotografia autoral.
Bio:
Marcos Varanda, paulistano, 60 anos, fotógrafo, colecionador, curador, empreendedor, incentivador cultural e acima de tudo, um inquieto. Sua formação começou autodidata, passou pelo Museu de Arte Moderna – MAM-SP, Museu da Imagem e do Som – MIS-SP, Workshops nacionais com Marcelo Greco, Gal Oppido, Pépe Mélega, Cristiano Mascaro, Armando Prado, Walter Firmo e Rosely Nakagawa e internacionais com Leo Divendal – Holanda e Steve Pike – USA e agora ultimando o trabalho de pesquisa denominado “Mario Cravo Neto- A imagem escultórica” a ser apresentado para a conclusão da pós-graduação em fotografia na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Atualmente atua como curador independente, com diversas exposições em planejamento e captação.
18h às 22h
Happy INTERFOTO hour – Festa da Fotografia
Local: Espaço Fábrica São Luiz